As Artes e o Turismo
October 2011
Uma parte do turismo que muitas vezes é deixada de lado é a relação entre as artes e o turismo. Uma das razões que leva a isso pode ser pelo fato de ser difícil definir o termo “artes”. Na linguagem popular, o termo geralmente significa o que é tecnicamente chamado de “artes plásticas”. Isto é, as formas de artes que são restritos à pintura, escultura e outros conceitos visuais. Obviamente, o termo pode significar muito mais do que isso, indo desde performances musicais e de dança ao teatro, a arquitetura e as leituras de poesia. Tudo isso são formas de arte. Na verdade, em qualquer lugar que nós identificamos a personificação da alma em uma comunicação com outras almas, encontramos arte.
Assim, também podemos considerar os esportes e a expressão religiosa como formas de arte. Para simplificar, o ensaio deste mês irá limitar-se a uma versão expandida do que o público, em geral, chama de arte. Mesmo com esta definição restrita ainda há pelo menos duas formas de arte em turismo: (1) o lado cultural, tais como a colocação de estátuas, monumentos e/ou murais ou exposições de arte, por motivos de embelezamento da comunidade e (2) o lado comercial, onde o público tem acesso a formas de expressão artística, em troca de pagamento.
Muitas cidades não têm aproveitado estas formas de arte em turismo, seja do lado cultural das artes ou do lado comercial. Outras cidades, como Nova Iorque (capital artística mundial), tratam as artes como uma parte importante da sua oferta turística. Para ajudar a decidir como você pode tirar vantagem da arte da sua comunidade, o Todo Turismo oferece as seguintes sugestões e ideias:
- Conheça o que você tem. A maioria das comunidades tem mais talento artístico e ofertas do que sabem. Mesmo pequenas comunidades possuem diversos tipos de artistas interessantes e muitas dessas pessoas ficam muito satisfeitas em mostrar ao mundo o que têm realizado. Aproveite o tempo para conhecer essas pessoas e deixe que elas saibam que você gostaria de promover o seu trabalho.
- Turismo cultural (artes) atrai pessoas que estão dispostas a gastar dinheiro. Numerosos estudos de todo o mundo mostram que pessoas que incluem as artes em seus planos de viagem, normalmente têm níveis mais altos de renda do que outros turistas, têm maior probabilidade de ficar em hotel local, fazer viagens mais longas e comprar mais.
- Estabeleça uma parceria turismo/artes para promover ambos. Os objetivos desta parceria deve ser o de buscar subsídios internacionais e criar uma atmosfera de cooperação entre as artes e as comunidades turísticas. A parceria deverá, igualmente, procurar maneiras em que as atividades possam se ajudar mutuamente.
- Incentive estabelecimentos de hospedagem a promover as artes como forma de promover seus negócios. Talvez a queixa número um entre os viajantes frequentes é que todos os hotéis franqueados dão a sensação de mesmice e que não possuem particularidades. As artes plásticas são uma ótima maneira de dar a um saguão de hotel ou motel um sabor especial local. Ao permitir que os artistas locais exponham aos visitantes, transparece um senso de comunidade, o artista local pode obter lucro e o hotel pode se tornar numa atração única.
- Não subestime o valor das leituras literárias. Estes encontros literários são ótimas maneiras de adicionar vida nocturna e um sabor artístico para qualquer comunidade, não importa o seu tamanho. Faça uma sondagem em restaurantes locais, casas de café ou mesmo hotéis para patrocinar leituras de poesia local. Se você possui uma faculdade no local ou uma escola nas proximidades pode envolver os professores de literatura e/ou estudantes. Peça-lhes para compartilhar parte do material que tem sido desenvolvido em sala de aula.
- Se a sua comunidade possui galerias de arte, poderá promovê-las. Se não possui, poderá criar novos espaços artísticos. Um dos principais problemas do uso da arte como uma ferramenta promocional do turismo é que não informam quando e onde estes eventos estão ocorrendo, como comprar bilhetes e o que esperar deles. Tenha guias locais para as artes, que podem ser escritos, digitais ou estar na internet. Cada formato tem as suas vantagens e desvantagens. A brochura escrita é a maneira menos onerosa para promover as artes e o visitante pode levar uma junto com ele. No entanto, elas precisam de atualização constante e é preciso uma grande quantidade de papel. Os sites têm a vantagem de que eles são fáceis de atualizar, mas muitos viajantes não viajam com um laptop ou tablet eletrônicos e isso é essencial para que as pessoas saibam para onde ir. Dois ou três painéis eletrônicos bem localizados (muitas vezes chamado de rádio silencioso) são a forma mais eficiente para fornecer até as informações atualizadas e em vários idiomas. Contudo, não são baratos e necessitam de manutenção. Outras metodologias a considerar são: transmitir faxes, onde um calendário cultural é enviado para as pessoas da indústria do turismo em uma base mensal.
- Procure subsídios! Não tenha medo de buscar subsídios para ajudar no desenvolvimento das artes no turismo. Nos EUA e muitos outros países, há um grande número de fontes de financiamento que podem melhorar não só a viabilidade econômica da sua localidade, mas também a sua qualidade de vida. Entre os lugares, nos EUA, que podem pedir auxílio estão:
- The American Association of Museums,
- Institute of Museum Services,
- International Association of Convention and Visitor Bureaus
- National Assembly of Local Acts of Agencies,
- National Endowment for the Arts,
- National Endowment for the Humanities
- National Trust for Historic Preservation
- Não tente fazer tudo sozinho. Por exemplo, contacte com pessoas ou grupos como o Global Mural Arts & Cultural Tourism Association. Esta associação promove o desenvolvimento econômico através da Arte e Cultura dentro das nossas comunidades, apoiando a criação de parcerias entre as cidades, artistas, empresários locais e comércio, autoridades de desenvolvimento econômico e organizações do turismo. O site é: http://www.globalartsandtourism.net/global/index.html. Outras organizações que podem procurar ajuda, nos EUA, é “Americans for the Arts” em http://www.americansforthearts.org/ e a “National Assembly of State Arts Agencies” em http://www.nasaaarts.org/.