Incentivo a dar viagens como presente
December 2010
Para muitas pessoas a época de Natal-Chanukah é um período para dar. Um dos grandes presentes que uma pessoa pode dar ao outro é uma viagem. A viagem funciona como um presente perfeito em que permite que o receptor o use num período destinado para ele próprio. Presentear com uma viagem permite abrir novos horizontes e promove memórias que podem durar a vida inteira. Incentivar que as pessoas presenteiem com viagens não apenas um bom negócio, mas uma forma subtil de marketing. Para fazer da viagem um presente perfeito, entretanto, é necessário algum planeamento. Nesta edição especial do Todo Turismo, apresentamos algumas ideias de como obter uma experiência de viagem com o mínimo de incómodos possível, seja você aquele que dá a viagem ou aquele que recebe.
A época festiva é uma excelente época para mostrar a sua comunidade e/ou atracção. É também um período em que, caso ocorra algo de errado, haverá um grande número de pessoas com e para quem você deverá fazer o controlo da situação.
- -Não pratique o aumento de preços abusivo. Todo o mundo compreende que durante as férias os preços sobem um pouco, mas estimar nunca é uma ideia boa. O pouco dinheiro extra que poderá lucrar com o aumento de preços de forma injusta funcionará muito mais como publicidade negativa. Em vez disso, promova um feriado especial. Considere estes como parte de sua campanha publicitária. Nada promove melhor o seu negócio do que a publicidade através do passe a palavra.
- -Lembra-se que os seus empregados são pessoas também. Estas são as pessoas que abandonam suas férias em detrimento dos outros, e apesar de eles poderem estar a receber extras no seu salário, nenhuma quantia de dinheiro pode compensar o tempo perdido. Trate dos seus empregados com respeito extra; prepare-os para trabalharem por mais tempo do que as horas normais e para atender os visitantes que estão cansados, frustrados ou mesmo zangado.
- -Quando o sorriso é dúvida! Nas férias, é suposto estar a passar por momentos de diversão, a familiar, e de memórias. Viajar também pode girar em torno das mesmas coisas. Mesmo quando as pessoas tiveram que lidar com problemas de viagem, treina os seus empregados a reinventar a sua maneira de sorrir, de ser alegre e oferece algo amável e diferente para as pessoas.
Fazendo da viagem um presente pessoal
Uma outra boa ferramenta de marketing é incentivar os cidadãos locais a considerar para as suas próprias localidades como uma opção de presente pessoal. Muitas vezes, nesse período de dificuldades económicas, muitas pessoas poderão gastar muito tempo tentando encontrar presentes diferentes e inovadoras e presentear com viagens não somente proporciona aos seus amigos e familiares o encontro uns dos outros mas também movimenta a economia local.
Existem diversas formas de promover o seu destino como uma viagem para presentear. Muitas agências de viagem ficarão muito satisfeitas em trabalhar com você. Mas antes de promover a viagem para o seu destino como um presente lembre-se:
- - Certifique-se de que foram checadas as datas em que os presenteados realizarão as viagens e se esta não constituem um problema. Ajude à população local a saber quando as companhias aéreas oferecem preços razoáveis e promova a viagem para o seu destino quando os hotéis estão em baixa temporada.
- - Assegura-se de que a pessoa quando oferecer o presente está consciente de quanto o presente custará ao presenteado. Não é adequado dar um bilhete de viagem de avião nem um voucher para estada num hotel se a pessoa não tem recursos para ir ao destino ou hospedar-se num dos hotéis do destino. Assegure-se de associar o presente com a capacidade do presenteado para pagar as demais despesas de viagem.
- -Incentiva as pessoas a darem como presentes viagens para a sua comunidade que criem memórias positivas e o desejo de retornar. Não importa do que aquele que irá presentear gosta ou pense do que a outra pessoa deve gostar, antes deve assegurar-se de que o presente reflecte o estilo de vida daquele que o recebe e reflecte a sua comunidade da melhor forma. Saiba se a pessoa a quem você dá o presente gosta de viagem de aventura, viagem urbana ou talvez viagem de campo. Você receberá os melhores resultados das viagens presenteadas se puder incentivar que aqueles que irão presentear associam a experiência de viagem ao perfil psicológico do presenteado.
- -Não tenha receio de incentivar as pessoas que vivem em seu destino a usar as milhas aéreas como uma maneira de trazer as pessoas. Uma vez que a pessoa está na sua comunidade, ela gastará dinheiro e adicionando à economia local. Como uma pessoa vai até a sua comunidade é menos importante que o que a pessoa faz uma vez estando lá. Embora muitas linhas aéreas cobrem para transferir milhas, permitem “comprar” uma viagem para outra pessoa gratuitamente. Não transfira milhas, compre a viagem para a pessoa que irá receber o presente. Lembre-se de que bilhetes comprados nas companhias aéreas geralmente não são reembolsáveis e cobram para transferências de data, muitos bilhetes comprados com milhas aéreas são muito mais flexível.
- -Se convidar amigos e parentes de outro país, assegura-se de que a pessoa tem um passaporte e reúne todos os requisitos de visto. Se você está a tratar com cidadãos de EUA, lembre-se de que todos os cidadãos norte-americanos necessitam de um passaporte para viagens por ar ou mar. Esse mesmo requisito é válido para muitas outras nações.
- - Compra o presente com base naquilo que a outra pessoa gosta ou não gosta. Se der como presente uma viagem urbana, ofereça algo especial. A viagem está relacionada com experiências e memórias. Ao incentivar os residentes locais a darem como presente uma viagem, ajude-os a transformar estas viagens em memórias especiais. Assegure-se de que seus cidadãos compreendem que memórias especiais não são necessariamente coisas caras. Por exemplo, uma garrafa de vinho ou uma cesta de fruta podem funcionar. Muitas comunidades têm teatros locais ou acontecimentos desportivos que são divertidos e adiciona um pouco de cor local. Sempre lembre às pessoas que escolham acontecimentos para os seus convidados de acordo com o estilo de vida de quem os irá receber o presente.
- -Assegura-se que a pessoa recebendo o presente tem uma oportunidade de deixar a agência local de turismo saber o que pensaram da sua comunidade. O feedback da viagem é especialmente útil para conhecer as forças e as fraquezas da sua comunidade. Quando as pessoas vêm à sua comunidade fazem da viagem um presente não meramente vendo e fazendo novas coisas, o fazem compartilhando e desejando retornar outras vezes.