Lidando com as limitações da temporada baixa e com os dias de semana.
November 2009
Muitas cidades pequenas orientadas ao turismo podem atrair relativamente grandes fluxos de visitantes nos fins de semana, feriados, e temporadas de férias. No entanto, enfrentam grandes desafios económicos durante a baixa estação assim como nos dias entre semana. Para aumentar o desafio entre semana, muitas comunidades turísticas também sofrem a variável do clima. Por exemplo, se você está em uma destino de praia (areia e sol) e chove durante dois ou três semanas no Verão, toda uma temporada turística pode ser perdida. Os resorts de ski enfrentam problemas semelhantes com a ausência do clima frio ou da neve.
Esta perda económica abrange não apenas aos hotéis, restaurantes e comerciantes mais também aos governos de cada município que podem estar perdendo uma boa quantidade de impostos. Atrair turistas durante a semana e na baixa estação pode fazer a diferença entre um ano de sucesso e um ano de fracasso, ou entre a expansão turística e no pior dos casos de falência a médio prazo do negócio. Enquanto não haja uma fórmula mágica para lidar com o que muitas comunidades de fim de semana chamam “as decepções da baixa temporada”. Aqui oferecemos várias idéias que podem ajudar na diminuição das dificuldades enfrentadas pela sazonalidade.
- - Tenha em conta que as noites do domingo em geral são noites de meia semana ou de temporada baixa. A maioria das pessoas devem voltar ao trabalho segunda-feira pela manha e é por isso que os hotéis frequentemente apresentam as tarifas mais baixas nos domingos pela noite. Esta é a noite em que se devem criar eventos especiais, oferecer grandes descontos não apenas nos hotéis como também nos restaurantes, além de oportunidades culturais.
- - Conheça sua comunidade. É essencial que não exagere na promoção da sua comunidade. Seja realista acerca daquilo que tem e daquilo que não tem. Geralmente as comunidades acreditam ter um produto que todos desejam. Por exemplo, um campo de golfe pode ser um diferencial para o seu destino mais é muito raro que um visitante faça uma longa viagem para jogar em um campo de golfe local. Evidentemente que a excepção é quando isso envolve um campo de golfe famoso, mais muitos poucos destinos tem esta particularidade.
- - É melhor ter a metade de um pão que não ter nada. Trabalhe com os hotéis, restaurantes e negócios para dar descontos “fora de semana”. Enquanto que quase ninguém gosta de baixar seus preços, obter algum lucro é sempre melhor que acabar no “vermelho”. Seja criativo em estabelecer os preços e lembre que qualquer coisa é melhor que o fracasso.
- - Aprenda a ser criativo na internet. A internet é uma forma de vender seus produtos em qualquer lugar. Diferentes tipos de negócios necessitam diferentes tipos de paginas web. Se você deseja vender um produto na internet, então lembre da regra de KISS (Keep It Simple Stupid) as paginas web mais complicadas apresentam menor possibilidade de que as pessoas às visitem e utilizem.
- - Pense bem sobre quem pode ser seu mercado prioritário. O período sazonal é o momento justo para pensar bem qual deve ser seu mercado e se é o mesmo mercado que você quer usar durante a temporada alta. Por exemplo, você pode desejar mudar seu enfoque para visitantes que chegam desde um raio de 250 milhas (4 horas de viagem em carro) desde seu lugar de origem. Esta é a distância máxima que você pode esperar que os visitantes façam para uma estância de dois dias. Se si trata de uma viagem de um dia estableça seus anúncios em um raio de 100 milhas (160 km) quando muito. A regra básica é que a maioria das pessoas não viaja durante um tempo maior que a sua estancia habitual.
- - Relacione turismo Educativo ou Espiritual com os negócios da sua comunidade. Por exemplo, se os cemitérios se tornaram populares, o problema está no fato de que ninguém parece saber que fazer depois de uma visita ao cemitério. Forneça listas de restaurantes e hotéis que atendam a estas pessoas. Faça com que as lojas coloquem mercadorias históricas ou mercadorias praticas em seu lugar de trabalho.
- - Desenvolva um plano de negócios visando a temporada baixa. Por exemplo, muitos negócios são abertos com a expectativa de um fluxo constante de turistas. A realidade é a oposta. Normalmente os negócios são inclinados às problemáticas pela falta de recursos na temporada baixa. Ensine os empresários a economizar o dinheiro na temporada alta para mantê-los durante o período sazonal.
- - Use a temporada baixa para promover os fins de semana e as temporadas altas. Embora a estratégia não possa deixar cheia as lojas durante os períodos de baixa temporada, aumentará os negócios o suficiente para permitir aos donos das lojas sobreviverem aos períodos sazonais.
- - Marketing, marketing e marketing cada vez mais forte!! Nisso temos algumas formas de recapturar os visitantes da temporada baixa durante a temporada alta. Formule listas de e-mail de seus clientes da alta estação e esteja em contacto com eles durante todo o ano. Colete os e-mails e encaminhe uma vez por mês uma lista das promoções na temporada baixa. Ofereça ofertas especiais aos clientes que os visitam durante a semana e os anime a vir durante as promoções e vendas especiais entre semana. Encaminhe a estes clientes tickets de desconto de “Boa-vinda durante a Semana.” Ofereça bebidas ou sobremesas grátis para os visitantes durante a semana.
- - Crie conferências especiais de um dia, leituras de poesia, exposições de arte e outros eventos culturais. Estes são especialmente populares com pessoas na faixa etária dos 50 anos e 60 anos e estas são as pessoas que costumeiramente são os melhores clientes e os que tem mais recursos economizados.
- - Desenvolva o turismo local. Lembre a seus cidadãos que a temporada baixa pode ser a temporada divertida. Este é o tempo em que é possível ir aos restaurantes e evitar as aglomerações, podem comprar recebendo atenção especial e visitar os centros culturais do lugar. Ofereça descontos junto com ofertas para dois, onde os dois possam comer ou ver um filme pelo preço de um. Anime a seus conterrâneos a convidar os amigos de outras cidades para uma escapada durante a semana e os favoreça com prémios ou ainda com certificados especiais. Promova àqueles de sua comunidade que ajudaram a encontrar formas para atrair visitantes durante a baixa temporada.
- - Trabalhe com os colégios locais e crie uma demanda fora da temporada. Em princípio as escolas podem ser grandes fontes de criatividade. Por exemplo, durante a temporada baixa coloque em exibição os trabalhos escolares das crianças. Estas exibições não apenas constroem a auto-estima dos jovens como também anima os padres e avós a ir onde estão as lojas para então terem a possibilidade de ver as obras de arte de seus filhos e de seus netos.