O Mercado do Turismo Gay
January 2010
Neste mercado em baixa, o mercado de viagens gay e lésbico é um segmento em crescimento na indústria da viagem e do turismo. Algumas vezes chamado de GLBT (que significa Gays, Lésbicas, Bissexuais e Transgêneros), algumas partes da indústria consideram esse mercado como controverso, algumas partes da indústria de viagem e turismo não procuram este mercado e outros vêem como principal fonte de crescimento e renda. Para estes na indústria de viagem e turismo que vêem o mercado GLBT como uma principal indústria de crescimento existem muitas oportunidades. Estas pessoas discutem que a orientação sexual não é o assunto para uma discussão pública e esse negócio é um negócio. Não interessa qual seja a posição que se tenha tomando no mercado GLBT, o simples fato é que esse nicho de mercado tornou-se o principal segmento em crescimento da indústria de viagens e difícil de ser ignorada. Por exemplo, investigadores dos EUA demonstraram que os viajantes GLBT gastam em torno de mil dólares a mais em viagens de férias do que correspondentes heterossexuais e que pessoas GLBT tende a realizar mais viagens e mais frequentemente do que os heterossexuais. O turismo GLBT, é uma realidade e, como tal, merece a atenção de todos os profissionais de viagem e turismo.
Pesquisas recentes destacam a importância do mercado de GLBT especialmente durante tempos de desafios económicos. Por exemplo, pesquisa recente evidencia que enquanto 61% dos heterossexuais procurarão menos as actividades caras devido às desacelerações da economia, só 51% dos GLBT pretende fazer o mesmo. Numa maneira similar aproximadamente 32% dos heterossexuais declara que numa economia em baixa eles tomarão um “staycation” (férias em casa) só 18% dos GLBT substituiria as férias por um “staycation”. Os fatos seguintes mostram apenas o quanto é importante a comunidade de GLBT para o sector de turismo e viagem:
97% dos membros da comunidade dos GLBT saiu de férias no ano passado
57% dos GLBT preferem comprar produtos e serviços de qualidade superior
37% das famílias de GLBT foram, ao menos em um feriado longo, para o estrangeiro
53% das famílias de GLBT gastou acima de US$5,000 por pessoa num feriado
É importante observar que nem todas as comunidades estão preparadas, buscam o turismo GLBT, ou têm as instalações para atrair este segmento do turismo. Algumas comunidades podem optar por não atrair esse segmento de turismo por outras razões, como, por exemplo, por razões religiosas ou culturais. Para as comunidades que pretendem atrair o turismo GLBT, têm a infra-estrutura correcta e o desejo de começar ou aumentar seu percentual de mercado deste importante segmento no sector de viagem, Turismo & Mais oferece as seguintes sugestões:
- - Antes de entrar numa campanha de marketing atrair turistas de GLBT, conheça a sua comunidade e seu nível de tolerância com a diversidade. Frequentemente profissionais de turismo não conhecem a sua própria comunidade e supõem que é mais nem menos tolerante do que realmente é. Não projecte os seus próprios sentimentos e preconceitos sobre a comunidade.
- - Conheça qual é a sua competição e quais os aspectos especiais que ela oferece. Simplesmente declarar ‘indivíduos gay’ pode levar a fracasso. Qual é o seu contexto? O que seus concorrentes oferecem e o que você pode oferecer que seus concorrentes não oferecem? Frequentemente nossos activos mais fortes podem ser produtos de turismo que tendemos a cuidar. Este princípio básico é especialmente verdadeiro quando consideramos um povoado pequeno ou turismo de campo.
- -Pensa sobre as consequências se outros vêem a sua comunidade como homofóbica. Da mesmo forma que ninguém tem o direito impor um nicho de mercado ao meio empresarial ou à comunidade, num mundo e indústria que promovem tolerância, deve-se considerar as consequências caso seja vistos não como indiferente mas hostil a qualquer grupo das pessoas. Como tal imagem influenciará outros que podem desejar visitar a sua comunidade, vive nela ou traz um novo negócio para ela?
- - Ao decidir atrair o turismo GLBT, considere que as três coisas mais importantes que ajudam a tornar uma comunidade amigável com o segmento gay (gay friendly) são: (1) segurança. Os turistas GLBT querem saber se um lugar é seguro e livre de intimidações e ameaças; (2) sensibilidade cultural. O segmento GLBT quer saber se o local culturalmente recebe e sabem apoiar diversidade e direitos civis dos GLBT, e (3) passa a palavra, o que GLBT ouviu de outros que vieram esse local.
- - Convença (ou se necessário, pressione) seu governo para incluir orientação sexual dentro de sua lista de crimes graves. Não importa quanto cuidadosa ou aberta é a sua comunidade há sempre pessoas intolerantes e algumas destas pessoas podem agir por conta desses preconceitos. Lembre-se de que um dos factores-chave em turismo GLBT é o assunto da segurança. Quão bem treinada estará a polícia nesta área? Quão sensível são a polícia, os juízes etc. com a segurança dos GLBT? Se decide incluir o segmento GLBT no seu mercado, então é útil adicionar crimes de orientação sexual à lisa de crimes de preconceitos e ódio.
- - Forneça um serviço excelente num ambiente não-hostil. Talvez mais que qualquer outro grupo, os visitantes GLBT sofrem de discriminação tanto aberta quanto encoberta. Um bom serviço ao cliente exige que todas as pessoas sejam tratadas igualmente e com dignidade e respeito. A pior coisa que pode acontecer é vender a imagem da sua comunidade como aberta e tolerante e, posteriormente, um turista GLBT é tratado de uma maneira rude ou tendenciosa.
- - Forneça informações exactas em hotéis gay- friendly e sobre a vida nocturna e atracões. Por exemplo, o site de turismo de Filadélfia dispõe de muitos de hotéis gay – friendly, restaurantes, bares, museus, lojas, esportes e actividades ao ar livre. Se considera desenvolver uma campanha de marketing voltada para o público GLBT bem como para atractivos, fornecedor de viagem ou a comunidade, tire um tempo para ver o que os outros fizeram e construíram com êxito e aprenda com os seus erros.
- - No fim, não esqueça que turismo GLBT é primeiro e turismo principalmente. Isso significa que enquanto é um nicho de mercado, ainda opera sob as regras de turismo. Para atrair as pessoas é necessário um serviço excelente, um ambiente seguro, bons atractivos, restaurantes e hotéis bons e serviço amigável e hospitaleiro. Estes são os pilares de todo turismo, não importando a raça, cor, nacionalidade e orientação sexual que a pessoa tenha.