O Turismo Como Uma Ferramenta de Motivação
December 2012
Mesmo em um período de incerteza econômica, muitas pessoas ainda passam pelo dilema de Dezembro: o que dar no Natal ou Chanukah. De fato, Dezembro envolve tanta doação de presentes que, ironicamente, o principal problema para muitos nas terras mais ricas é: o que dar. Muitas pessoas têm tanto, que ter mais coisas quase se torna em encargos em vez de lembranças, e o presente torna-se parte de um ritual em que gastamos dinheiro por gastar, em vez de encontrar um propósito espiritual na nossa distribuição de presentes. Uma maneira de contornar este problema pode ser presenteando com uma viagem. Há inúmeras maneiras de poder presentear alguém com uma viagem.
- A maioria das agências de viagens ficará satisfeita em trabalhar com alguém que deseja dar uma viagem como presente. Outra, e talvez mais fácil, maneira de dar uma viagem como presente é simplesmente transferir pontos de bilhetes aéreos ou hotel para a pessoa que receberá o presente. Por último, especialmente para localidades que têm sua baixa temporada em Dezembro, incentivar as pessoas a dar viagens não só ajuda o receptor do presente, mas também serve para ajudar a comunidade. Mas, antes de dar uma viagem como um presente a alguém, lembre:
- Encoraje as empresas a dar viagens como incentivos. Agora, em tempo de recessão económica, esta forma de recompensa pode ser apreciada mais do que nunca. Viagens de incentivo podem ser de diversas formas. As empresas utilizam viagens de incentivo para criar competição amigável entre os seus empregados, com a esperança de que esta competição vá aumentar o volume de vendas. Um número cada vez maior de indivíduos oferece viagens como presente, achando ser uma boa maneira de usar milhas de passageiro frequente.
- Utilize programas de fidelidade como parte do presente. Os programas de fidelidade são outra forma de viagens de incentivo em que quanto mais se viaja, melhor (pelo menos hipoteticamente) o viajante é tratado. Ainda uma outra forma de viagem de incentivo é um evento especial, como um evento esportivo ou um concerto. Neste caso, é essencial saber que as pessoas que competem por esta experiência de viagem querem assistir ao concerto ou evento esportivo.
- As viagens de incentivo funcionam. Um jornal americano estudou o caso e constatou que:
- 93% dos ganhadores do prêmio preferem receber as viagens a outros incentivos – inquérito do USA Today
- 91% dos norte-americanos vão tirar férias todos os anos – US Travel Data Center (todo mundo gosta de viagens)
- A viagem tem um valor percebido muito maior do que outros incentivos.
- Ajude às pessoas que ganham viagens a obterem o melhor do seu presente. As viagens devem ser adequadas tanto à idade quanto à personalidade. Há aquelas pessoas que gostam de cruzeiros e aqueles que os odeiam. Há cruzeiros que são apenas festas flutuantes e cruzeiros que funcionam como safaris fotográficos. Cada um destes cruzeiros tem um conjunto diferente de clientela. Como em qualquer outro presente, certifique-se de que a viagem é apropriada à pessoa a quem você está dando.
- Faça com que o presente seja compatível com a agenda do receptor e não com a sua. Não importa o que você gosta ou acha que a outra pessoa deve gostar, certifique-se que o seu presente de viagem reflete o estilo de vida do receptor não o seu.
- Ajude às pessoas na elaboração de listas de “o que levar” e “o que não levar”. Aborrecimentos de viagem podem começar no aeroporto, mas podem ir muito além das linhas de segurança dos aeroportos. Sabendo o que levar, que tipo de câmera é melhor ter, qual o formato do plugue elétrico precisa e se o lugar para onde você está viajando utilizada voltagem 110 ou 220v, pode ser uma grande ajuda e evita aborrecimentos viagem.
- Dê uma viagem, mesmo se você não puder se dar ao luxo de pagar por toda a experiência de viagem. Dê uma viagem como um presente combinado ou um certificado de presente de viagem. Se optar pelo último, certifique-se de que a pessoa presenteada estava indo para o local e pode pagar sua parte das despesas. No entanto, tenha cuidado com certificados de viagens. Muitos deles vêm com condições pré-existentes e toda uma série de regras e regulamentos. Sempre procure saber os seus detalhes.
- Se pensa em dar uma viagem para fora do seu país, certifique-se de que a pessoa tem um passaporte. Lembre-se que mesmo quando viajam por mar ou de carro para um destino estrangeiro, em muitos lugares, os cidadãos precisam de um passaporte para ir do país X para o país Y. Se a pessoa que vai receber o presente não possui um passaporte, considere dar uma viagem dentro do seu próprio país.
- Sempre permita que a pessoa que receberá o presente determine as datas mais indicadas para ela e quais as datas que podem se tornar um problema. Mas lembre-se de que os preços companhias aéreas podem variar muito e por isso se você der uma passagem com data em aberto, esteja preparado para uma grande variação de preços. Este problema pode ser evitado se usar as milhas.
- Forneça à pessoa uma lista de sites. A internet oferece não apenas informações, mas também é uma maneira de compartilhar experiências de viagem. Desta forma, a viagem vai além dos limites do tempo e espaço e permite a criação de uma série de novas experiências.
- Certifique-se de que a pessoa que recebe o presente tem a oportunidade de compartilhar as memórias quando voltar para casa. Viagem é mais do que simplesmente ver e fazer coisas novas. É também a partilha de memórias e criação de resultados brilhantes deixando o outro saber o quanto você se preocupa com ele.
Boa viagem e Feliz Natal/ Feliz Chanukah