O Turismo é bom para o ambiente?
September 2013
Embora não seja raro encontrar na cama do hotel um sinal pedindo ao hóspede para reutilizar a sua toalha ou ter os seus lençóis trocados a cada três dias, em vez de todos os dias, muitas pessoas ainda se perguntam se o turismo é um amigo do ambiente. Devido aos erros do passado, o público muitas vezes é cênico com relação ao turismo e não é incomum ouvir as pessoas perguntando se mudar os lençóis uma vez a cada três dias é uma forma de economizar o dinheiro do hotel ao invés de preservar o meio ambiente. Não há dúvida de que o turismo, pelo menos no passado, nem sempre foi amigo do ambiente.
Existem muitas razões pelas quais a indústria do turismo deve enfrentar os vários desafios, quando se trata do nosso planeta. Viajar é duro, e pessoas em férias ou viagem de negócios, querem ser mimados. Muitos visitantes acreditam que parte da diversão de viajar é deixar os cuidados e as preocupações para trás e apreciar os pequenos luxos extras que não fazem parte do dia-a-dia da maioria das pessoas. Assim, quando em férias, tendem a usar mais toalhas do que o necessário, e nem sempre são tão conscientes das responsabilidades ecológicas como deviam ser.
Além disso, a maioria dos viajantes nunca consideram que, embora eles não estejam pagando pela água em um hotel, em um nível macro, a sua utilização tem um grande impacto ambiental. Os restaurantes, os hotéis e as atrações muitas vezes mantêm o ar-condicionado em “sweater weather conditions”. As atrações e centros de transportes muitas vezes ficam iluminados durante toda a noite, aumentando a poluição através da energia. O problema com esta atitude é que quando passamos do indivíduo para milhões de indivíduos, então o dano coletivo torna-se grave.
Outro problema em manter o mundo verde é o uso excessivo de concreto e a falta de plantas e projetos de embelezamento. Muitas áreas urbanas tornaram-se campos de concreto unido por rios de asfalto. Estas áreas não são só visualmente desagradáveis, mas tendem a manter o calor e motivando o maior uso de ar condicionado. As plantas são uma maneira natural de transformar o monóxido de carbono em oxigênio e são os pulmões vivos do planeta. Cidades que criam espaços verdes não só acrescentam beleza para os seus visitantes e vidas dos cidadãos, mas também ajudam a repor o nosso suprimento de oxigênio. Além disso, os espaços verdes são uma maneira fácil e barata para diminuir as taxas de criminalidade.
O setor de Viagens e Turismo, então, é confrontado com a questão de equilibrar as necessidades do meio ambiente com as necessidades dos clientes. Se a viagem se torna muito difícil, então pode perder seu encanto e glamour; se por outro lado não se respeita a Terra, então pode vir a não haver lugar para onde viajar!
Seguem algumas das maneiras que podemos transformar as Viagens e Turismo de poluidor e gastador de energia para uma mercadoria verde que é elegante, graciosa e encantadora.
- Promova políticas sensatas na lavanderia do hotel. Por exemplo, não só empregue métodos testados e verdadeiros de lavar lençóis a cada três dias ao invés de a cada dia, mas também considere o uso de novas tecnologias como as lâmpadas que economizam na luz / calor de poluições.
- Desenvolva uma escala de medida de turismo verde para a sua comunidade. Como a maioria das comunidades não têm nenhum plano ambiental global, poucas localidades sabem se estão indo bem na criação do turismo com preocupações ecológicas. Desenvolva um plano global para a cidade incluindo coisas como: controle de tráfego, problemas de transporte, o uso da água, poluentes emitidos para a atmosfera e os recursos naturais como a água, proteção animal, coleta de lixo, o uso de papel. Certifique-se de adequar a sua escala de medida às necessidades e desafios da sua comunidade ou local, e pese mais os fatores que têm o maior impacto na sua comunidade ou local. Aproveite o tempo para rever sua área de turismo. É fácil jogar fora o lixo? Existe proteção para as folhagens sensíveis? As pessoas estão cientes do que é prejudicial e o que é permitido? Lembre-se que, uma sinalização internacional e multilíngüe deve ser compreensível não só por aqueles que falam a língua nativa, mas também pelos visitantes estrangeiros. Lembre-se também de informar sobre os ruídos e a poluição visual.
- Lembre às pessoas que a boa segurança começa com um sentimento de orgulho ambiental. Muitos profissionais de segurança em turismo enfatizam que a boa segurança começa com projetos de embelezamento e bom controle ambiental. Por exemplo, a cidade de Nova York descobriu que limpando o lixo, consertando as janelas quebradas, e se livrando dos graffiti conseguiam diminuir consideravelmente a sua taxa de criminalidade. Quanto mais cuidamos do ambiente, mais o orgulho temos dele e menor a chance de criminalidade.
- Pense de forma sensata. Às vezes, o menos inovador é o mais ecologicamente correto. Por exemplo, toalhas de papel nas salas de lavagem são um recurso renovável vindo das árvores; a eletricidade não é somente caro para produzir, mas também a sua produção é ambientalmente hostil. Substitua por máquinas de secagem elétricas que são ecologicamente amigáveis mas também não tendem a espalhar germes como as toalhas de papel feitas a partir árvores.
- Os restaurantes podem dar exemplos de bom ambientalismo. Os restaurantes podem ter o cuidado de usar sabonetes que poluem menos e servir água somente mediante solicitação. Existem vários dispositivos de lavagem no mercado que usam menos água e menos energia do que lavar pratos à mão. Na verdade, a lavagem à mão é muitas vezes menos ecologicamente correto, usa mais poluentes e requer mais água quente do que a uma máquina de lavar louça eco-friendly.
- Eco-friendly nos locais de aluguel de automóveis. Atrações e locadoras de veículos devem mudar para carros elétricos o mais rapidamente possível e, em vez de fornecer ônibus para o transporte local, usar mini-vans, carros de golfe ou outros veículos que tendem a usar um mínimo de combustíveis fósseis.
- Torne o ambientalismo uma forma de marketing. Muitas vezes as pessoas nos setores de Viagens e Turismo esquecem de que um ambiente limpo e saudável não tira, e sim acrescenta. Não defina “verde” em seu sentido mais estrito da palavra, mas sim no seu sentido mais amplo. Poucas pessoas vão gastar um monte de dinheiro para comer em um depósito de lixo, mas muitas pessoas estão mais dispostas a gastar dinheiro para comer em um cenário encantador, seja uma mesa com vista para o oceano, um lago de águas cristalinas, um belo jardim ou uma floresta.
Ao promover o verde e encontrando maneiras inovadoras para proteger o ambiente, o turismo está assegurando que vai continuar a oferecer produtos que são agradáveis aos olhos, e bom para as gerações que ainda estão por nascer. O sábio marketing das Viagens e Turismo irá promover a saúde ecológica da sua área em todos os esforços de marketing escrita, oral e visual.