Segurança ao ar livre
November 2011
Muitas pessoas consideram os meses de inverno um período de turismo de hibernação. No entanto, nada poderia estar mais longe da realidade. Férias de esqui e outros esportes de inverno transformam a indústria do turismo passando de um produto limitado a um produto de 12 meses por ano. Apesar do crescimento da indústria do turismo de inverno em ambos os hemisférios, isso não significa que os seus perigos deixam de existir. O turismo de inverno pode ser dividido em várias sub-categorias de turismo. Entre elas estão as atividades de inverno ao ar livre, sol e atividades de surf e atividades culturais urbanas. O que torna a temporada de turismo de inverno ainda mais desafiadora é que atrai um grande número de pessoas que não estão acostumadas a tomar precauções para o tempo frio e, portanto, muitas vezes não dão ao tempo o respeito que ele exige.
O mesmo fenômeno ocorre em destinos de sol e mar, onde os povos de climas mais frios tendem a esquecer o quão perigoso o sol e o mar podem ser para aqueles que não são cautelosos. Para fornecer aos seus clientes uma temporada de férias de inverno ao ar livre com segurança, o Todo Turismo sugere que você considere algumas das seguintes orientações:
- Conheça o seu público. Você atrai um público misto, um que está precisando de atenção ou gosta de assumir riscos? Os seus convidados são de um país em particular e tendem a falar uma única língua ou você atrai convidados de uma grande variedade de nações que falam línguas diferentes, têm diferentes horas de jantar e não compartilham os mesmos costumes?
- Conheça a legislação. Gostemos ou não, vivemos numa sociedade regulada por leis. Assegure-se com um bom advogado onde poderá ter vulnerabilidades com a lei. É muito mais barato tomar medidas preventivas do que depois estar perante um tribunal. Lembre-se que enquanto qualquer um pode processá-lo por quase qualquer coisa, é melhor estar resguardando o seu negócio e a si mesmo.
- Relacione o seu produto ao publico-alvo adequado. Certifique-se de que tem focado nas regiões que podem chegar a você facilmente. Viagens de inverno muitas vezes podem ser um desafio, especialmente considerando que as condições das estradas nem sempre são as melhores ou os visitantes não podem usar vôos diretos para chegar à sua região. Tenha em conta que são os centros de transporte que levam os visitantes ao seu destino e o que pode dar errado neste percurso.
- Atualize as listas de serviços locais. Certifique-se de que você tem listas precisas sobre tudo, desde serviços médicos aos seguros. As actividades externas, muitas vezes, atraem pessoas que têm uma maior tolerância ao risco e não importa o quão cuidadoso você é, alguns destes riscos se concretizam. Uma boa gestão de riscos é outra importante maneira de ter um bom marketing.
- Certifique-se de que você sabe quais são as suas políticas hoteleiras para caso tenha problemas climáticos graves. Nas áreas dos cinturões de neve mundiais isso pode significar desde uma nevasca inesperada até uma avalanche. Nos destinos de sol e mar, isso pode significar uma emergência médica ou um furacão. Em todos os casos, essas situações podem significar que os visitantes são obrigados a ficar além do seu período de estadia, produzindo problemas de reserva juntamente com questões de transporte.
- Adicione uma seção na sua página na internet. Adicione uma seção de segurança na sua página na internet. Lembre às pessoas que, embora ninguém possa garantir a segurança máxima, todos nós podemos diminuir o risco de nos tornar uma vítima se seguirmos procedimentos simples. Esteja ciente do fato de que muitos turistas e visitantes deixam suas consciências em casa quando estão em férias, por isso a repetição de precauções de senso comum adiciona um nível extra de cautela.
- Liste quais as vacinas são necessárias para a sua área e relembre às pessoas que atividades físicas extenuantes e o consumo excessivo de álcool não são as melhores opções – Enquanto ninguém quer assustar os turistas, avisar o que eles precisam fazer antes do período de férias passa ao turista a sensação de que você se importa com eles. Enquanto as actividades de ski podem ser divertidas e prazerosas, os esportes de inverno associados ao álcool podem resultar em tragédia.
- Relembre às pessoas que as férias são mais divertidas quando as atividades são feitas junto com outras pessoas. Seja ela natação ou patinar no gelo com um amigo será melhor. Certifique-se que as áreas perigosas são claramente marcadas e em áreas onde muitos turistas se reúnem para esportes de inverno, assim como nos locais de verão, forneça uma espécie de salva-vidas de inverno.
- Desenvolva bons planos de comunicação pessoal. Por exemplo, muitas pessoas não possuem um telefone celular enquanto esquia, mas em caso de acidente como é essa pessoa poderá se comunicar ou pedir ajuda? Trabalhe com a polícia local, as ambulâncias e especialistas em primeiros-socorros, juntamente com tecnologias de informática e comunicação para desenvolver métodos de comunicação que não interfiram na experiência de esportes de inverno.
- Lembre-se que a Terra tem dois hemisférios. Assim, quando o hemisfério norte está fervendo sob o sol, é inverno ao sul do Equador. Não limite o seu marketing a uma única região do mundo. Em uma economia global, pense globalmente e esteja preparado para oferecer hospitalidade a pessoas de todos os cantos do globo.
- Durante os meses de verão, venda o seu destino como um local de inverno. O verão é a melhor época para vender as férias de inverno. Durante o calor do verão os visitantes estão buscando soluções mais frias e querem sonhar sobre as experiências mais frias.