Turismo Seguro proporciona mais do que Comunidades Seguras. Turismo Seguro produz um novo mundo de Oportunidades de Marketing
July 2011
Muitas vezes a indústria do turismo recebe queixas de que os turistas não merecem tratamento especial. Mesmo alguns Departamentos de Polícia dão a falsa alegação de que eles tratam todos da mesma maneira e, portanto, que a atenção especial dispensada aos visitantes não é apenas errado, mas também vai além dos parâmetros de segurança da comunidade. Finalmente, não é incomum ouvir que são os cidadãos que pagam os impostos locais e são eles que merecem uma melhor proteção da polícia. A segurança do turismo deveria ser uma responsabilidade de todos. O turismo é um dos principais geradores de benefícios econômicos e os turistas pagam impostos, tanto diretamente aos locais de alojamento, quanto indiretamente, por meio de impostos sobre vendas ou preços acrescentados de impostos. Além disso, uma comunidade turística segura é a base para uma comunidade segura.
Esta pode ser a razão pela qual muitos profissionais da área de marketing estão usando agora o termo “Marketing de segurança”. Por muito tempo, os especialistas em marketing acreditavam que seus esforços foram feitos apenas para anúncios de televisão e revistas, frases e marcas novas. Tudo isso é uma parte importante do marketing, mas o profissional de marketing com experiência agora sabe que o Marketing de Segurança do Turismo também é uma parte essencial não somente da qualidade geral do produto, mas a forma como as pessoas de fora julgam a viabilidade deste mesmo produto. Segurança do Turismo é mais do que usar câmeras de circuito fechado, é a maneira com prestamos atenção às preocupações de saúde das pessoas, a comida que os visitantes consomem, a diminuição dos riscos, ruas seguras e limpas e nossa capacidade de vender um produto que satisfaz não só os nossos clientes mas também os nossos residentes.
Seguem abaixo apenas algumas das maneiras como a segurança do turismo pode influenciar a segurança na comunidade em geral e contribuir para uma melhor qualidade de vida de toda a comunidade.
Muitas pessoas de fora da indústria de Viagens e Turismo ou não sabem ou esqueceram os muitos benefícios que o turismo traz para os cidadãos de uma comunidade. Entre estes estão os benefícios econômicos, tais como o aumento das oportunidades de emprego; fontes adicionais de clientes e, assim, aumento das vendas; fontes econômicas diversificadas, com a garantia de que o negócio de turismo na comunidade não pode se deslocar ou ser terceirizado. O Turismo também atua de forma a expor a comunidade e seus produtos locais. A atividade turística necessita de uma infra-estrutura com boas estradas, aeroportos e bom serviço, servindo para beneficiar tanto o visitante quanto o cidadão local.
Da perspectiva social, o turismo não só desperta o orgulho na comunidade local, mas um sentido positivo da comunidade. O fato de que o turismo floresce melhor em um ambiente favorável significa que a indústria do turismo bem sucedida é também a chave para o desenvolvimento econômico.
De forma a ajudar os profissionais de turismo e de marketing a explicarem a importância da segurança do turismo aos funcionários do governo local e aos departamentos de polícia local seguem algumas sugestões que podem ser úteis.
- Os moradores também frequentam zonas turísticas. Zonas Turísticas são locais em uma comunidade que, muitas vezes, possuem uma maior concentração de restaurantes e estabelecimentos de diversão noturna. A comunidade local também usa e frequenta esses mesmos locais. Os ladrões não sabem a diferença entre um residente e um visitante e, se os visitantes não estão seguros nestes locais, ao visitar estas zonas de turismo os locais também não estarão.
- Quase todos aqueles que visitam uma comunidade para fins de desenvolvimento económico (investimento) visitam antes como um visitante. As comunidades buscam o desenvolvimento econômico e as pessoas que procuram novos locais para abrir empresas vão antes como visitantes. Se eles não se sentem seguros, então é provável que eles não virão como investidores. Proteger os visitantes é uma outra maneira de garantir o crescimento e a vitalidade econômica.
- A maioria dos criminosos é também ladrão por oportunidade. É muito raro um criminoso saber ou se importar com quem está roubando. Os criminosos são preparados tanto para roubar ou assaltar um residente local quanto um visitante. Por outro lado, os visitantes são alvos mais fáceis do que os habitantes locais e os criminosos sabem que há uma menor possibilidade de os visitantes denunciarem o crime ou voltarem para julgar os criminosos. Uma comunidade que é pouco convidativa para os criminosos que atacam os turistas é ainda menos convidativa para os criminosos que atacam a população local.
- Treinar os funcionários de restaurantes, de hotéis, os taxistas e outros prestadores de serviço da área do turismo, com a base da segurança do turismo, mune estes profissionais com as ferramentas necessárias caso alguém da população local também seja atacada. Aprender regras de segurança fundamentais: Quando treinamos as pessoas para saberem quando ligar ou não para números de emergência da polícia, como 911 nos Estados Unidos, tanto os membros da comunidade quanto os visitantes ficam mais seguros. Quando ocorrer um incidente, a polícia é mais preparada para resolver o crime se receber uma descrição precisa e objetiva de onde ocorreu o incidente, quando ocorreu e se o criminoso ainda está no local do crime ou já fugiu. Ensine aos residentes como descrever a raça de um suspeito, altura, peso, cor do cabelo e quaisquer outras características distintivas melhora a segurança local e do turismo.
- Boa segurança do turismo implica em experiências de compras seguras. Turistas costumam comprar. Isso significa que uma boa segurança do turismo exige que os consumidores possam gastar dinheiro em shopping locais e centros de negócios que formam o coração comercial de qualquer comunidade. Uma boa segurança em turismo garante que os habitantes locais e os visitantes possam frequentar lojas sem precisar se preocupar com assaltos a bolsa, roubos nos estacionamentos e com assaltantes que costumam frequentar esses locais. Isso também significa que os cidadãos e os visitantes não serão incomodados por pessoas a assediá-los ou por questões ligadas à prostituição.
- Muitas das regras básicas de segurança do turismo são também aplicáveis à segurança da comunidade. Por exemplo, quando ensinamos aos turistas os princípios da segurança do turismo, tais como: devem sempre estacionar em áreas que são bem iluminadas, não devem portar e mostrar grandes quantidades de dinheiro, devem estar atentos quando a sacarem dinheiro em caixas eletrônicos, estas também são medidas de segurança aplicáveis à comunidade local. Os residentes locais, assim como os turistas, muitas vezes deixam objetos de valor em seus veículos, podem ser perseguidos ou mesmo roubados na rua por “vendedores” ou vigaristas e estão sujeitos a crimes de distração, como carteiristas.
- Os visitantes e cidadãos locais precisam de ruas em boas condições, seguras e bem iluminadas. A segurança do turismo exige ruas com boa sinalização e iluminação adequada. Estas mesmas qualidades básicas são essenciais para os cidadãos locais e não somente ajudam a prevenir o crime, mas também a garantir a segurança dos carros.
- A segurança privada no turismo e até mesmo seguranças dão a sensação de segurança ao local. Algumas comunidades têm desenvolvido parcerias público-privadas para que a mídia, empresas de segurança privadas e a polícia trabalhem juntos para assegurar que os locais como bares, hotéis e restaurantes, não só se mantenham seguros, mas também contribuam para a vitalidade econômica de uma comunidade.