Turismo Verde é Turismo bonito
March 2011
Já não é raro encontrar na sua cama de hotel uma solicitação para reutilizar sua toalha e / ou a aceitar a troca de lençóis a cada três dias ao invés de uma vez por dia. Enquanto os críticos do turismo encontraram algumas razões para defender que o turismo era uma indústria hostil ao meio ambiente, muitas dessas críticas não são mais válidas. As razões para o uso excessivo dos recursos do turismo são inúmeras. Poucas pessoas irão argumentar contra o fato de que as pessoas em férias ou uma viagem de negócios quer ser mimado. Muitos viajantes consideram que parte da diversão da viagem é deixar cuidados e preocupações para trás e apreciar os pequenos luxos extras que não fazem parte da maioria das pessoas do quotidiano.
Os profissionais do turismo estão cientes da importância dos espaços verdes. O turismo é afetado quando as zonas urbanas tornam-se campos de concreto erguidos formando rios de asfalto. Estas áreas não são apenas visualmente desinteressantes, mas tendem a reter o calor e ocasionar em maior utilização de ar condicionado. Os profissionais do turismo estão trabalhando agora com as populações locais para criar espaços verdes que não apenas acrescentam beleza para a vida dos seus visitantes (e cidadãos), mas também ajudam a produzir mais oxigênio. A polícia também está ciente do fato de que as localidades verdes e embelezadas tendem a ter menores taxas de criminalidade. De fato, os projetos de embelezamento são formas menos dispendiosas de reduzir os índices de criminalidade.
As Viagens e Turismo são, então, confrontadas com a questão de equilibrar as necessidades do meio ambiente com as necessidades de seus clientes. Se a viagem se torna muito difícil, então pode perder o seu encanto e glamour, por outro lado, se o turismo não respeita a Terra, então pode não haver lugar para onde viajar!
Da perspectiva do turismo, os projetos de embelezamento ajudam a indústria a crescer, atraindo mais visitantes, proporcionando a publicidade positiva de boca-a-boca, criando um ambiente convidativo, que tende a elevar o ânimo do pessoal dos serviços e despertar o orgulho da comunidade. Seguem algumas sugestões sobre como melhorar o turismo local enquanto cuida do meio ambiente.
- Olhe para a sua comunidade da forma como outros podem vê-la. Muito frequentemente ficamos tão acostumados a atropelar as aparências, a sujeira, ou a falta de espaços verdes que simplesmente passaram a aceitar estas monstruosidades como parte de nossa paisagem urbana ou rural. Utilize um tempo para ver a sua localidade como se fosse um visitante. Existem lixeiras visíveis? Os relvados estão bem cuidados? O lixo é tratado de uma forma limpa e eficiente? Então pergunte a si mesmo, você gostaria de visitar ou viver nessa comunidade?
- Transforme o ‘ambientalismo’ em uma forma de marketing. Muitas vezes as pessoas na indústria de viagens e turismo esquece que um ambiente limpo e saudável não tira, acrescenta.
- Incentivar a hotéis e restaurantes para promover políticas sensatas de lavandaria. Políticas como lavar os lençóis a cada três dias, em vez de diariamente faze maravilhas ao meio ambiente. Também considerar o uso de novas tecnologias, como lâmpadas economizadoras. Restaurantes podem ter o cuidado de usar sabonetes que poluem menos e servir água apenas se solicitado.
- Envolver toda a comunidade / localidade, e não apenas pessoas do turismo, em projetos de embelezamento. Muitos lugares que passaram a acreditar que o embelezamento deve ser trabalho de outra pessoa. Enquanto os governos devem fornecer financiamento para projectos de grande envergadura, tais como calçadas ou reconstrução de estradas, há uma série de projetos que os cidadãos locais podem realizar sem ajuda do governo, entre eles estão o plantio de jardins, limpeza de quintais, desenvolvimento de esquinas interessante, paredes criativas, pintura e / ou plantar arbustos para esconder lixeiras.
- Escolha um ou dois projectos-chave possíveis de realizar. Nada sucede como o sucesso, e projetos de embelezamento refletem tanto sobre a parte interna de uma comunidade quanto as aparências exteriores. Se uma comunidade não gosta de si, será manifestada pela forma como olha para os visitantes e os possíveis investidores. Antes de iniciar um projeto de embelezamento, defina metas capazes de realizar e depois se certifique o máximo de pessoas possível estão entusiasmadas com o projeto e rejeitam o pensamento negativo. Lugares bonitos começam com a harmonia da comunidade.
- Certifique-se de que os seus projetos turísticos de embelezamento encaixam-se no seu clima e terreno. Um grande erro em projetos de embelezamento é tentar mostrar o que uma localidade não é. Se tem um clima desértico, plante com preocupações com relação à água. Se tem um clima frio, procure formas de lidar não só com o clima de inverno rigoroso, mas também de forma a apresentar uma cara alegre, durante os meses de Inverno cinzento.
- Pense no embelezamento como parte de um pacote de desenvolvimento econômico. Lembre-se de que os incentivos fiscais podem fazer muito. Não importa quanto dinheiro uma comunidade oferece em abatimento de impostos, questões de qualidade de vida terão sempre um impacto importante na decisão das pessoas sobre o local onde irão viver e estabelecer os seus negócios. Turismo exige que a comunidade ofereça um ambiente limpo e saudável, com bons restaurantes e alojamento, coisas divertidas para fazer e bom atendimento ao cliente. A forma como a sua comunidade se apresenta tem muito a ver com as escolhas que os homens de negócios fazem acerca do lugar.
- Envolva a polícia local e os profissionais de segurança nos projetos de embelezamento da comunidade. A experiência da cidade de Nova Iorque deveria provar a todos no turismo que existe uma relação entre a qualidade de vida e a criminalidade. O princípio básico é que enquanto as comunidades buscam maneiras de embelezar, a criminalidade diminui e o dinheiro usado para combater o crime pode ser redirecionado para as questões da qualidade de vida. O policiamento tende a ser reativo por natureza, projetos de embelezamento são atitudes pró-ativas. Entretanto, flores e alamedas bonitas não vão impedir todos os crimes, a eliminação de lixo nas ruas, gramados descuidados e estruturas de má qualidade fazem ainda menos para diminuir as taxas de criminalidade.
- Não defina “verde” no seu sentido mais restrito, mas sim em seu sentido mais amplo. Poucas pessoas vão gastar muito dinheiro para comer em um depósito de lixo, mas muitas pessoas estão dispostas a gastar muitos dólares para comer em um local encantador, como uma mesa com vista para o oceano, um lago de águas cristalinas, um belo jardim ou uma floresta. Ao promover o verde e encontrando formas inovadoras de proteger o meio ambiente, o turismo continuará a oferecer produtos que são agradáveis aos olhos e bom para as gerações que ainda estão por nascer.