Viajar de forma segura em um mundo turbulento
December 2013
O ano de 2013 pode ser visto como um ano de insegurança no setor das viagens. Acidentes de avião, de navios de cruzeiro, eventos internacionais e alertas em todo o mundo, juntamente com ameaças terroristas devem servir para lembrar a todos nós que uma viagem nunca está isenta de riscos. Embora ninguém possa garantir total segurança e a indústria do turismo trabalhe continuamente para melhorar a sua segurança, há e haverá sempre um elemento de risco. Além disso, não importa quanta segurança é fornecida, ainda é responsabilidade do próprio viajante fazer tudo o que for possível para garantir a sua própria segurança.
Garantir a segurança individual nem sempre é uma tarefa fácil. Vamos de férias com o objetivo de relaxar e simplesmente nos divertir em um ambiente despreocupado. Essa busca por diversão significa que os turistas muitas vezes não pensam sobre as regras de segurança e simplesmente deixam o seu bom senso em casa.
Como o mês de Dezembro, em grande parte do mundo, é um momento para viajar, este mês o T&M apresenta uma série de dicas de segurança de viagem. Nenhuma dica de viagem pode impedir alguém de se tornar uma vítima, mas empregar várias dessas idéias pode reduzir as chances de se tornar uma vítima. O Todo Turismo apresenta as seguintes idéias como um presente para você e para os seus clientes, na esperança de que essas ideias tornem as suas férias mais seguras. Ao viajar, considere o seguinte:
- Disponha de uma cópia da documentação, especialmente quando viajam. Faça duas fotocópias da primeira página de seu passaporte. Deixe uma em seu hotel e outra em casa com um parente ou amigo de confiança que estejam disponíveis enquanto você estiver viajando. De maneira semelhante, garanta que o seu número de cartão de crédito esteja anotado em um local separado e não esqueça de ter o número de telefone do cartão, para em caso de necessidade de informar que o seu cartão de crédito foi roubado ou perdido.
- Certifique-se de que a sua empresa de cartão de crédito sabe onde você está e as datas da sua viagem. Não há nada mais frustrante do que um computador de cartão de crédito acreditando que alguém roubou o seu cartão e bloqueá-lo. Ao ligar para a empresa de cartão de crédito, você pode evitar os aborrecimentos e constrangimento do seu cartão sem funcionar.
- Utilize várias formas de pagamento (dinheiro, cartões de crédito, cartões de débito, etc.) Sempre leve com você mais do que um cartão de crédito, para caso perca um, ele seja roubado ou desmagnetizado. Conheça as vantagens e desvantagens de cada forma de pagamento. Quando usar o dinheiro, seja discreto e nunca tire em público uma grande quantidade de dinheiro do seu bolso. Leve apenas o dinheiro que você vai precisar para esse dia.
- Certifique-se de fazer sua pesquisa antes de viajar. Conhecer os costumes, alimentos, horas de jantar local e políticas de ruptura antes de desembarcar. Conheça as leis e os costumes locais do lugar que você está visitando. Não assuma que o que é legal em um local é legal em outro. Anote e memorize como pedir a um policial e assistência médica na língua local.
- Certifique-se de que a sua família e amigos saibam onde você está e como encontrá-lo. Em caso de emergência, isso vai ajudar a todos, caso os amigos e parentes saibam o seu itinerário e lista de números de hotel. Seu celular não vai funcionar se algo acontecer com você, então forneça os números locais. Se você alterar os seus planos, tenha uma pessoa para quem você possa enviar um e-mail com as novas informações.
- Sua mãe estava certa, não fale com estranhos! Embora quando se viaja todo mundo é um estranho, tome cuidado para não dar informações pessoais a ninguém. Não dê o seu endereço, nome completo ou número do passaporte. Se você é um viajante do sexo feminino, tenha o cuidado ao sair com um homem que você não conhece.
- Se você está em um lugar onde possa se tornar uma vítima, faça um city tour primeiro. Use uma agência de boa reputação. Olhe para o mapa antes de sair do hotel e não quando você estiver na rua. Melhor escrever instruções em um pedaço de papel e deixar o mapa dobrado em seu bolso.
- Mantenha o endereço e telefone do hotel com você em todos os momentos e não. mantenha na sua carteira. Além disso, se o seu país tem uma embaixada ou consulado na cidade (cidades) que você pretende visitar, deixe-os saber quem você é antes de chegar. Se está perdido, não entre em pânico, mas sim peça a um oficial de polícia para fornecer ajuda ou ligue para o hotel e peça para orientá-lo. Sempre leve os números de emergência locais com você!
- Vestido para baixo, não para cima e mantenha o controle dos seus itens pessoais. Viajar não é um desfile de moda. Durante um tour não use a sua melhor roupa e deixe as suas jóias em casa. Se mantenha simples e lembre-se que se não pode se dar ao luxo de perdê-las ou será emocionalmente abalado, então deixe em casa. Não deixe bolsas, pastas ou mochilas desprotegidos. Faça um inventário do que você tem antes de sair de casa.
- Confie, mas verifique! Ao viajar, ser cético é uma coisa boa. Não compartilhe seu roteiro de viagem com pessoas desconhecidas. Se alguém quer saber onde você está indo, pergunte a si mesmo: “para quê?” O melhor é aprender a responder sem dar informações. Nunca se permita ser pressionado a fazer o que se sente desconfortável.
- Nunca aceite uma bebida de alguém que você não conhece. Se você precisar usar o banheiro, não deixar sua bebida no balcão. Lembre-se que os homens são tão propensos a ser vítimas quanto as mulheres. Um fato muitas vezes ignorado é que os homens são do ponto de vista percentual mais propensos do que as mulheres jovens a ser vítimas de crime.
- Sempre que possível, evite táxis na rua. Tome apenas os táxis que tenham sido aprovados pelo hotel em que está hospedado. Se outros passageiros estão no táxi, deixe-os ir!
- Esteja ciente dos perigos na estrada. Se está dirigindo um carro alugado, certifique-se de estacioná-lo em um estacionamento adequado ou no estacionamento do hotel. Se alguém bater no seu veículo, não pare para inspecionar o carro se você foi atingido. Conduza-o para um local seguro, mas não saia do carro. É melhor perder o carro do que de ser sequestrado.
- Pergunte sobre a segurança do hotel antes de alugar um quarto, especialmente em uma terra estrangeira. Não receba convidados em seu quarto, mas sim no átrio do hotel. Se você se sentir desconfortável com outra pessoa no elevador, não entre, ou então saia e fique em pé na frente das máquinas de venda automática pelo refrigerante.
- Se sair à noite, certifique-se de que alguém sabe onde você está indo e quando é esperado que você volte ao hotel. Isto é válido tanto para pessoas que viajam em grupos ou sozinhos. Pergunte no hotel qual o melhor caminho, lugares que você deve evitar e quando é melhor estar fora das ruas.
- Se atacado, tente obter a melhor visão possível do atacante e tente se lembrar de cada. detalhe pessoal. Procure as marcas de identificação, como uma tatuagem, cicatrizes ou outras características distintivas. No entanto, não acabe em briga com o atacante. É melhor perder as posses do que a vida.
- Lembre-se que você não é invencível! Não há nenhuma pessoa, reputação, ou artigo que não possa ser destruído, roubado ou prejudicado. Sua proteção pessoal é, em primeiro lugar, de sua responsabilidade. Seja cuidadoso e você certamente terá grandes férias.